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O que nas empresas deveria ser um grande ganho, a soma das experiências dos mais sêniores com a garra dos mais jovens, nem sempre é o que acontece e o conflito entre as gerações sempre existiu. Mas agora, pela primeira vez na história, são quatro gerações trabalhando juntas, o que significa uma diferença de 50 anos entre os colaboradores mais antigos e os mais novos. 

Os conflitos geram um desgaste emocional entre os colaboradores, perda de produtividade e pesquisas comprovam isso. Pelo estudo das consultorias ASTD Workforce Development e VitalSmarts (hoje Aspectum), a cada três pessoas, uma desperdiça 5 horas ou mais por semana em conflitos entre colegas de diferentes gerações. O resultado é uma perda de 12% na produtividade do trabalho. 

AS DIFERENÇAS

Entre os motivos que levam aos conflitos, um deles é as diferenças entre os perfis das gerações. Enquanto os chamados de Baby Boomers, nascidos entre 1945 e 1960, prezam pela estabilidade e passam muitos anos na mesma empresa e até nos mesmos cargos, para quem é da Geração X, nasceu entre 1961 e 1980, a estabilidade é importante, mas eles têm uma visão empreendedora e não acham necessário estarem em um escritório. 

Para a Geração Y ou Millennials, nascidos entre 1981 e 2000, já impactados pela evolução crescente da tecnologia, formalidades e a hierarquia não são importantes e eles não gostam de receber ordens. Mais distante ainda do perfil dos Baby Boomers é a Geração Z. Nascidos a partir de 2001, eles são nativos digitais e para eles o que pesa é encontrar oportunidades que favoreçam o seu crescimento profissional, desde que tenham independência. Também pesa muito para este grupo o motivo da existência da empresa e acreditam em vivenciar várias profissões ao longo da vida. 

GESTÃO DE TALENTO

Lidar com as diferenças nem sempre é tarefa fácil, mas também é um aprendizado, que pode ser feito com o treinamento das equipes, com a criação de relacionamentos entre os colaboradores e com a gestão de pessoas. Para tudo isso, as tecnologias estão disponíveis. 

Uma dica para o RH é utilizar a plataforma Cornerstone. Líder global em soluções de software in cloud, o Cornerstone capacita os colaboradores com soluções de RH adaptáveis, entre eles, para prover treinamentos, estimular o compartilhamento, a troca de ideias e a aproximação entre os colaboradores.  A Soft Trade comercializa a plataforma Cornerstone no Brasil.

ALGUMAS DICAS AO RH

Quanto mais a empresa for aberta ao diálogo, à troca de ideias, mais fácil será identificar e resolver os conflitos. Ter uma estratégia assertiva e clara de comunicação envolvendo toda a equipe também é um ótimo caminho, bem como disseminar a importância de respeitar as diferenças, neste caso, os diferentes perfis de cada geração. Uma forma para isso é estimular os colaboradores a superarem os estereótipos de cada uma delas. 

Quando a Geração Y acha que os Baby Boomers são um fracasso quando o assunto é tecnologia e argumenta que eles têm uma mente pouco aberta ao novo, não leva em conta que eles estão na mesma posição há 20 anos e tendem a demorar mais para adotar uma nova tecnologia. Ao mesmo tempo, estes Boomers podem dizer que os Millennials são imaturos e não têm compromisso com o trabalho, esquecendo que eles estão começando a sua jornada profissional e precisam ser estimulados.

Por isso, é importante criar relacionamentos entre os colaboradores para que eles tenham uma maior sensibilidade e empatia em relação ao outro, o que favorece a compreensão das diferenças existentes entre esses profissionais. Uma sugestão é promover treinamentos coletivos (presenciais ou virtuais), workshops e até momentos de happy hour. Mas para que tudo isso tenha resultados, a organização deve contar com um líder inclusivo e ter um plano de treinamento e integração para os seus colaboradores.

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