+55 (11) 5503-3600

+55 (11) 99918-3600

Endereço: Rua Barão do Triunfo, 427 - Conjunto 201 - Brooklin. São Paulo - SP

Em março de 2020, foi decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estado de pandemia em relação ao coronavírus e, no âmbito das empresas, uma das áreas afetadas foi a de Recursos Humanos. Da noite para o dia, com a necessidade do isolamento social, mudanças tiveram que ser implementadas e a principal delas foi o trabalho remoto. Essas mudanças aceleraram a adoção das tecnologias disponíveis, mudando o patamar de digitalização e automação nas empresas

Antes da pandemia, apenas 5,2% das pessoas ocupadas no País estavam em home office, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que passou a ser regra na maioria das empresas, em posições onde o home office pode ser implementado. 

A 5ª edição da Pesquisa HOME OFFICE – SAP/SOBRATT/UnB, divulgada no final de 2022, segundo o fundador e diretor da SAP Consultoria, Sebastião Augusto Perossi, revelou que “86% das empresas que participaram da pesquisa atuam com o teletrabalho, 75% disseram que o principal motivo para a adoção deste modelo é a qualidade de vida dos colaboradores, 48% afirmaram que a produtividade aumentou e 47% utilizam o controle de atividades para medir a produtividade”. A pesquisa teve a participação de 460 empresas de vários segmentos no Brasil. 

Contratações

Outro desafio das empresas no período da pandemia foi com o processo de contratação. A tecnologia, que já vinha sendo utilizada há décadas para processos de recrutamento, postagem de vagas e de currículos, avançou nos processos de seleção e da formalização das admissões que passaram a ser feitas de forma digital

O home office e os processos feitos de forma digital permitiram, também, que as empresas pudessem contratar profissionais de outras regiões do Brasil e até de outros países, o que sem dúvida, foi um legado deixado pela pandemia e para as empresas que adotaram e mantiveram o modelo home office. Pelo estudo Desafios do RH em 2023, da Think Work Lab em parceria com a HRTech global Atlas, entre 69 empresas analisadas, 57% pretendem manter o trabalho híbrido ou remoto e 14% planejam ampliar o modelo. 

Foto: Divulgação/Sebastião Augusto

O modelo híbrido, era um formato que antes não existia no Grupo Trademark, composto pela Pop Trade e Seven Trade, especializado em ações de marketing no ponto de venda, e que veio para ficar. “Antes, era necessário que o funcionário estivesse em São Paulo. Com o modelo híbrido, nós temos funcionários de outros estados do País, o que foi muito bom para a gente e acredito que também para outras empresas que adotaram este modelo”, afirma o Gerente de TI, Fernando Camilo de Moura, acrescentando que o Grupo tem 5.000 funcionários, além dos terceirizados, e um processo constante de recrutamento para atender os seus clientes nas diferentes regiões do País.

Para formalização das admissões, eles utilizam a Plataforma de Pré-Admissão – PPA, da Soft Trade, o que segundo Fernando, agilizou muito o processo, além de uma redução de custos considerável. “Todo o processo passou a ser automatizado, de forma que remotamente, o candidato insere todos os seus documentos e informações, incluindo os de seus dependentes, escolhe os benefícios, segundo as políticas de cada contrato e com a tecnologia as informações e documentos são validados, para que o contrato seja assinado também remotamente. Isso gerou uma redução de custos considerável”. 

A solução da Soft Trade permitiu integrar os demais sistemas importantes nesse processo como os sistemas de R&S, gestão de documentos, assinatura eletrônica e folha de pagamento

Se por um lado as mudanças impostas pela pandemia de covid-19 tiveram que ser implementadas de maneira rápida, elas trouxeram ganhos mensuráveis e hoje o que mais se fala é sobre equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores das empresas, ou seja, qualidade de vida. Sem dúvida, a tecnologia continuará sendo cada vez mais relevante, com novas soluções e aplicações para a área de RH. 

Participe

Entre os temas do momento, o metaverso é uma delas e no dia 28 de junho, a Soft Trade promoverá no CIESP Castelo, em Osasco (SP), um evento com o tema, “Metaverso: a palavra da vez. Qual é o papel do RH e do TI nessa descoberta?”. Para saber mais e se inscrever, acesse: https://lnkd.in/dfi_3f8a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − seis =