+55 (11) 5503-3600

+55 (11) 99918-3600

Endereço: Rua Barão do Triunfo, 427 - Conjunto 201 - Brooklin. São Paulo - SP

De acordo com a legislação brasileira, toda organização com mais de 10 colaboradores está sujeita a utilizar um sistema de ponto para controlar a jornada de trabalho de cada um deles. No entanto, apesar da obrigatoriedade, fica a critério da própria empresa escolher qual sistema de ponto é mais conveniente e vantajoso.

A seguir veremos quais os tipos de ponto disponíveis no mercado e suas características:

Controle de Ponto Manual

Um dos mais antigos métodos de controle de ponto, o famoso Livro de Ponto. Todas as entradas e saídas são anotadas à mão pelo colaborador em um livro oficial. Teoricamente é o método de controle de jornada mais barato, porém dependendo do tamanho da empresa o barato pode sair caro. O livro de ponto demanda muita atenção, pois é um documento que não pode ser alterado e a chance de cometer erro ou rasura é enorme. Depois, todas as anotações precisam ser conferidas pelo DP. Imagina em uma organização com 200 colaboradores? É praticamente inviável!

Um outro problema dos métodos manuais é a possibilidade de fraude. Se não tomar cuidado, qualquer um pode forjar entradas e saídas, preencher com informações adulteradas e/ou assinar o ponto para um outro colaborador.

Esse método pode funcionar apenas em empresas pequenas ou um grupo pequeno de colaboradores, mas para organizações com mais de 20, 30, 50 colaboradores, começa a ficar difícil.

Controle de Ponto Mecânico

Com o Relógio Cartográfico a marcação é feita por uma máquina que perfura ou carimba a ficha de papel-cartão do colaborador. É um equipamento sincronizado com o relógio, ou seja, o colaborador precisa cumprir à risca os seus horários, afim de evitar conflitos e diferenças entre a jornada de trabalho e o registro do ponto. É uma ferramenta que além de estar sujeita a fraudes tanto quanto o livro de ponto, também demanda trabalho e atenção constante dos profissionais de RH que precisam organizar uma grande quantidade de informações em um curto período de tempo.

Controle de Ponto Eletrônico

O REP, ou Relógio de Ponto Eletrônico, é um equipamento que coleta e mede a jornada de trabalho do colaborador de forma eletrônica. Utiliza-se integrado a um software de tratamento de ponto, facilitando o trabalho do departamento de RH, pois as informações já são pré-organizadas, o que agiliza a manutenção do ponto dos colaboradores e mantém um histórico digital de todas as jornadas. O REP pode ser utilizado vinculado à biometria do colaborador, senha ou até mesmo à catraca ou porta da empresa.

O REP é largamente utilizado, mas ainda temos uma opção mais moderna: a marcação de ponto digital.

Controle de Ponto Digital

A marcação de ponto digital é a solução mais conveniente, tanto para o colaborador quanto para o RH. Ela pode dispensar o uso do REP (o que evita gastos com manutenção dos equipamentos) e as marcações de ponto podem ser efetuadas de qualquer dispositivo móvel. Alguns softwares possuem funcionalidades que administram efetivamente a jornada de trabalho impedindo que o colaborador acesse a rede da empresa sem a marcação de ponto. É o caso do Controle de Jornadas, uma solução que bloqueia a estação de trabalho se o colaborador não marcar o ponto ao se logar na rede ou estiver fora dos horários previamente acordados para sua jornada de trabalho. Além de reduzir o passivo trabalhista e o gasto com horas extras indesejadas, é uma ferramenta que estimula a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, já que eles são incentivados a cumprirem seus horários e nada além disso, podem manter o equilíbrio trabalho x vida pessoal sem peso na consciência.

Quer saber mais sobre essa solução que vai muito além da marcação de ponto digital? Clique aqui e conheça o que o Controle de Jornada pode fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 8 =